Artigos

A obesidade na atualidade

A obesidade é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo e vem apresentando prevalência crescente. Vem adquirindo proporções epidêmicas. É definida como um estado anormal de saúde associado ao excesso de gordura corporal.

No Brasil vem crescendo de maneira progressiva, hoje mais de 50% da população está acima do peso. Estamos diante de uma doença grave que se manifesta a partir da coexistência de uma série de fatores; já que a principal característica do distúrbio é ser multifatorial. As mudanças da sociedade moderna são as principais responsáveis pelo novo estilo de vida, que leva à uma vida sedentária e com nutrição excessiva.

A obesidade acarreta um risco aumentado de inúmeras doenças crônicas (diabete, hipertensão, esteatose hepática, apnéia do sono, alguns tipos de câncer etc.). Sua aceitação como doença foi um processo lento, para médicos e para a sociedade. E a aceitação da doença pelo paciente nem sempre e fácil e simples. O indivíduo com excesso de peso tem um risco aumentado de morte prematura de 50 a 100% em relação aos indivíduos não obesos. A correção da obesidade torna-se fundamental para melhora na quantidade e qualidade de vida.

Atualmente, a cirurgia bariátrica é um procedimento seguro e eficaz na correção da obesidade, quando outras medidas falharam.

Whatsapp
Olá 👋
Podemos te ajudar?